Lucimar Regina Santana Rodrigues (Mestre em Língua Portuguesa)
Segundo os dicionários, vício é imperfeição, deformidade e hábito é aptidão para desempenhar com facilidade e sem esforço particular de atenção, uma atividade pela prática freqüente.
É comum em nossas práticas profissionais e sociais, utilizarmos expressões como: Aguardo seu retorno, Aguardo seu posicionamento, ou ainda, Posso fazer uma colocação?.
Retorno significa regresso, repetição, devolução, restituição. Posicionamento é a ação ou ato de posicionar, pôr em posição de…
Então, quando expressamos no nosso dia-a-dia: “Aguardo seu retorno” ou “Aguardo seu posicionamento”, na verdade não queremos que a outra pessoa repita, devolva ou restitua algo, assim como não esperamos que ela se coloque em posição de alguma coisa.
Na verdade, o que aguardamos do outro é uma resposta, um parecer, uma informação.
E colocação, então, que pode ser ato ou efeito de colocar algo em algum lugar…
Em uma reunião ou apresentação quando usamos a frase “Posso fazer uma colocação”, de maneira alguma desejamos que alguém coloque algo em algum lugar, não é mesmo? O que desejamos é fazer uma observação ou acrescentar uma informação.
Por modismo ou falta de reflexão, praticamos muitos vícios de comunicação no nosso cotidiano. Como profissionais e pessoas bem informadas temos que abandonar os vícios e praticar hábitos saudáveis, fazendo, por exemplo, o uso adequado da nossa língua portuguesa.
Então vamos lá:
Nenhum comentário:
Postar um comentário